Tuesday, May 9, 2017

PINGO-DE-SANGUE

Muda De Pingo-de-sangue 


Pingo-de-sangue (Ruellia brevifolia), não raramente encontrada em estado selvagem. As flores de vermelho intenso, em formato tubular, dão toque alegre aos locais onde são plantadas. Usada frequentemente em maciços, nas jardineiras e vasos exige podas frequentes, pois deixada por conta própria, pode chegar à mais de um metro da altura. Fora isso, é de fácil reprodução e exige muito poucos cuidados.
Veja mais produtos no blog:
produtosjardimdoeden blogspot com

CONTATO PELO WHATSAPP 13 - 996220766
PREÇO: 4 REAIS CADA MUDA


Dados Botânicos

Nome CientíficoRuellia brevifolia (Pohl) C. Ezcurra;
Sin.Stephanophysum brevifolium Phol; Ruellia amoena Nees; Ruellia graecizans Backer;
Nome popular: Pingo-de-sangue, junta-de-cobra-vermelha;
FamíliaAcanthaceae;
Ocorrência: Brasil, Bolivia, Peru, México e Argentina;
Ciclo de vidaPerene;
LuminosidadeSol pleno e Meia-sombra;
Irrigação: regular, 2 a 3 vezes por semana, o solo deve ser mantido úmido, sem encharcar;
ClimaTropicalsubtropical;
Floração: Todo o ano;
Dificuldade: Baixa.
Pingo-de-sangue é uma herbácea perene, de folhas verde-escuras, lanceoladas, com nervuras bem marcadas. Inflorescência terminal, formando de duas a três flores ao mesmo tempo e inúmeros botões. Se você está tentando diferenciar essa espécie da Ruellia angustiflora, a inflorescência é um fator determinante, pois, nessa última, não é terminal. 
As flores são pequeninas, vermelho sangue, com algum esbranquiçamento na parte interior da corola. As anteras aparecem branco-creme na parte superior, em quatro, porém normalmente a olho nu parecem dois dentões, daí talvez um de seus nomes populares: junta-de-cobra. Floresce praticamente o ano inteiro e de forma abundante e atraem beija-flores e borboletas. Ocorrem também naturalmente variedade de flores amarelas, róseas e brancas.
Apesar da graciosidade da planta, o vulgo não lhe apelidou de forma simpática: Junta-de-cobra e pingo-de-sangue convenhamos, não fazem muito jus a beleza deste arbusto delicado que habita encostas de morros e beira de caminhos, iluminando os transeuntes ou simplesmente fazendo a alegria dos beija-flores, desde o México até a Argentina.
O nome científico Ruellia brevifolia é, no gênero, uma homenagem ao botânico francês Jean Ruelle. Brevifolia significa “que tem folhas pequenas.

Cuidados básicos e adubação

O pingo-de-sangue ocorre naturalmente em terrenos de encosta, com terra fértil e muita umidade. Os cuidados básicos, portanto, devem observar esses fatores: boa drenagem e umidade constante, com excelente iluminação e sol direto por poucas horas ao dias.  

Ruellia brevifolia (Pohl) C. Ezcurra no paisagismo 

Ideal para a composição de bordaduras, vasos, ou em conjuntos costeando muros e cercas baixas.

No comments:

Post a Comment